Os grupos de armas são famílias de equipamentos que compartilham determinadas propriedades. Elas são manejadas de forma similar e igualmente adequadas para certos tipos de ataque. Em termos de jogo, alguns poderes e talentos só funcionam quando o personagem estiver atacando com uma arma de um grupo específico.
Se uma arma pertence a mais de um grupo, é possível utilizada com os poderes e/ou talentos que exigem uma arma que pertença a qualquer um desses grupos. Abaixo, descreveremos algumas armas de combate corpo-a-corpo militar.
As armas de combate corpo-a-corpo são utilizadas para atacar um adversário próximo que esteja dentro do alcance da arma. As armas consideradas militares são projetadas para usuários capacitados. O equilíbrio e a precisão são fatores importantes para o manejo de uma arma militar, e um indivíduo sem o treinamento adequado não é capaz de empunhá-las de forma eficaz.
Armas de Combate Corpo-a-corpo (militares) - Parte 2
Alabarda
Bônus de Proficiência: +2
Alabarda
Bônus de Proficiência: +2
Dano: 1d10
Alcance: 1/3, área
Preço Médio: 30 PO
Peso: Pesada
Grupo: Machado, Haste.
Perícia: Duas Mãos, Corte.
Características: Vorpal, alcance.
Alabarda é uma arma antiga composta por uma longa haste. A haste é rematada por uma peça pontiaguda, geralmente de ferro ou aço, que por sua vez é atravessada por uma lâmina em forma de meia-lua (similar à de um machado), com um gancho ou esporão no outro lado. É considerada a arma de infantaria mais eficaz contra invasores em fortificações e muralhas.
Está incluída na categoria de armas de haste longa, e por esse motivo pode ser confundida com outras armas. A principal indicação de se tratar de uma alabarda é possuir a lâmina transversal (meia-lua) com o fio voltado (angulado) levemente para trás. O três componentes da parte ativa que a caracterizam como alabarda propriamente dita são: ponta longitudinal reta (similar à lança); porção transversal em lâmina (visualmente similar ao machado); e porção em gancho (como um esporão), formando três tipos de dispositivos, com usos específicos.
Alfanje
Bônus de Proficiência: +3
Dano: 2d4
Alcance: curta distância
Preço Médio: 25 PO
Peso: Médio
Grupo: Lâmina pesada.
Perícia: Duas Mãos, Corte.
Características: Crítico elevado, versátil.
O alfanje é uma espécie de sabre de folha curta e larga, muito utilizado por guerreiros de povos orientais. Apesar de ser um pouco pesado, o formato de sua lâmina proporciona um corte preciso e movimentos suficientemente rápidos para pegar o oponente desprevenido.
Espada Larga ou Montante
Bônus de Proficiência: +3
Dano: 1d10
Alcance: curta distância
Preço Médio: 30 PO
Peso: Pesada.
Grupo: Lâmina pesada.
Perícia: Duas Mãos, Corte.
Características: Desajeitada.
A montante é um tipo de espada européia feita para o uso com as duas mãos, impedindo o uso de um escudo. Provavelmente é a maior e mais pesada espada já utilizada por guerreiros em batalhas. A maioria das versões possui um cabo longo em forma de cruz de aproximadamente 10 a 15 centímetros. Sua lâmina com dois gumes chegava a medir de 1 m a 1,2 m de comprimento, e seu peso varia de 4 a 8 kg em suas versões mais leves, sendo que as mais pesadas podiam passar de 20 kg (!). Para contrabalancear o peso da lâmina, a montante dispõe de um grande pomo maciço no fim do cabo.
Glaive
Bônus de Proficiência: +2
Dano: 2d4
Alcance: 1/2, área
Preço Médio: 30 PO
Peso: Pesada
Grupo: Lâmina Pesada, Haste.
Perícia: Duas Mãos, Corte ou Perfurante.
Características: Alcance.
Um glaive é uma arma de haste européia, que consiste de uma única lâmina afiada na extremidade de uma vara. É semelhante ao naginata japonês e ao guandao chinês.
Tipicamente, a lâmina é mede cerca de 45 cm de comprimento, na extremidade de uma vara de 2 m de comprimento. A lâmina está fixada em uma configuração de tomada de eixo semelhante a uma cabeça de machado, em vez de ter uma espiga como uma espada ou naginata. Alguns tipos de glaive foram modificados com um pequeno gancho no lado oposto para acertar cavaleiros montados. Essas lâminas são chamadas de glaive-guisarmes.
Pique
Bônus de Proficiência: +2
Dano: 1d10
Alcance: 1/2, área
Preço Médio: 15 PO
Peso: Médio
Grupo: Lança, Haste.
Perícia: Duas Mãos, Perfurante.
Características: Alcance.
Pique (também conhecido por chuço) é uma arma de haste medieval, usada pelos piqueiros, que por sua vez constituíam a base da infantaria medieval. O pique consiste de uma lança de aproximadamente 3 à 5 metros, com uma ponta de metal. O pique é a principal arma utilizada pelos soldados contra a cavalaria inimiga.
Machado de Batalha ou Machado Grande
Bônus de Proficiência: +2
Dano: 1d12
Alcance: curta distância.
Preço Médio: 30 PO
Peso: Pesado
Grupo: Machado.
Perícia: Duas Mãos, Corte ou Impacto.
Características: Crítico elevado, desajeitado.
O machado de batalha é uma arma poderosa e letal, mas muito difícil de ser manuseada devido ao seu formato e peso, que podem deixar o seu usuário em desvantagem em alguns casos. A principal diferença deste exemplar em comparação ao machado de guerra é o seu tamanho e a presença de uma lâmina dupla, aumentando a área de contato com o alvo. É uma arma muito eficiente em uma batalha um contra um, onde não é preciso se preocupar com outros atacantes. É também muito usado pelos carrascos para executar criminosos condenados.
Mangual Pesado
Bônus de Proficiência: +2
Dano: 2d6
Alcance: curta distância.
Preço Médio: 30 PO
Peso: Pesado
Grupo: Corrente.
Perícia: Duas Mãos, Impacto.
Características: Crítico elevado, fulminante, desajeitado.
Semelhante ao mangual comum, mas devido ao grande aumento do peso, deve ser manuseado com as duas mãos. Exige muita força e habilidade do usuário, mas é extremamente letal. Não é muito utilizado devido às suas inúmeras desvantagens, se tornando uma arma obsoleta em guerras e batalhas em geral, mas nada impede que um brutamontes a empunhe com maestria.
Espada Bastarda
Bônus de Proficiência: +3
Dano: 1d10
Alcance: curta distância
Preço Médio: 30 PO
Peso: Médio
Grupo: Lâmina leve.
Perícia: Uma ou Duas Mãos, Corte.
Características: Versátil.
A Espada bastarda, também conhecida como espada de uma mão e meia, é uma espada medieval. Possui esse nome por não se encaixar exatamente nem no grupo de espadas de duas mãos, nem do de espadas de uma mão, tendo tamanho intermediário, e sendo balanceada para poder ser usada com uma (com um escudo na outra) ou duas mãos (sem escudo). Uma espada bastarda costuma ter 1,10 m a 1,20 m de comprimento e pesar de 2,0 a 4,0 kg.
No próximo post deste Guia de Equipamentos, falaremos sobre as armas de combate corpo-a-corpo superiores. Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário