sexta-feira, 28 de março de 2014

Guia de Armas - Armas de Combate Corpo-a-corpo (simples)


Os grupos de armas são famílias de equipamentos que compartilham determinadas propriedades. Elas são manejadas de forma similar e igualmente adequadas para certos tipos de ataque. Em termos de jogo, alguns poderes e talentos só funcionam quando o personagem estiver atacando com uma arma de um grupo específico.

Se uma arma pertence a mais de um grupo, é possível utilizada com os poderes e/ou talentos que exigem uma arma que pertença a qualquer um desses grupos. Abaixo, descreveremos algumas armas de combate corpo-a-corpo simples.

As armas de combate corpo-a-corpo são utilizadas para atacar um adversário próximo que esteja dentro do alcance da arma. As armas consideradas simples são armas básicas que não necessitam de treinamento ou grande perícia para serem empunhadas.


Armas de Combate Corpo-a-corpo (simples)


Adaga


Bônus de Proficiência: +3
Dano: 1d3
Alcance: curta distância ou 5/10 (arremesso)
Preço Médio: 1 PO
Peso: Muito leve
Grupo: Lâmina Leve.
Perícia: Uma Mão, Perfurante.
Características: Mão inábil, leve de arremesso, furtiva.

Lâmina leve e curta, de perfuração, com duplo corte de têmpera forte, serrada ou compacta. Geralmente usada na mão inábil, mede cerca de um quarto a um terço de espada.

A adaga é muito usada para aparar os golpes de espada dos adversários, por exemplo, em duelos. Enquanto a espada é empunhada pela mão boa, a adaga é geralmente empunhada pela mão inábil, e com alguma perícia, pode ter a função de destruir a ponta da espada do adversário, já que a sua têmpera é mais forte - além de que, em alguns exemplares, seu gume é serrado.

É uma das armas preferidas dos ladinos, que apreciam a leveza e agilidade da arma, além de seu fácil manuseio e grande eficiência em pequenas distâncias.

Também podem ser usadas como excelentes armas de arremesso (adagas menores) tendo o mesmo objetivo que as shurikens.


Azagaia













Bônus de Proficiência: +2
Dano: 1d6
Alcance: 1/2 (corpo-a-corpo) ou 10/20 (arremesso)
Preço Médio: 3 PO
Peso: Médio
Grupo: Haste
Perícia: Uma Mão, Perfurante.
Características: Comum de arremesso.

A azagaia é uma lança curta e delgada, geralmente usada como arma de arremesso por povos rústicos ou tribos de caçadores. A haste mede no máximo 50 cm de comprimento e normalmente pode ser confundida com uma flecha.

A azagaia pode ser feita com madeira de diversos tipos. Primitivamente, a ponta era feita com ossos de animais de pequeno porte, como roedores, aves de rapina, dentre outros. O tipo de arma mais encontrado no mercado possui uma haste de madeira de boa qualidade e uma ponta bem trabalhada em ferro ou aço.


Clava









Bônus de Proficiência:
 +2
Dano: 1d6
Alcance: curta distância
Preço Médio: 5 PO
Peso: Pesada
Grupo: Maças
Perícia: Uma Mão, Impacto.
Características: -

A clava é um tipo de porrete ou maça, mais grosso em uma das extremidades e geralmente feito de algum material sólido - como madeira, pedra, ou metal - normalmente utilizado para fins de necessária força física ou em batalhas corpo-a-corpo. 

Variam de tamanho, peso, material e manuseio, podendo causar danos leves ou pesados, como contusões e até mesmo fraturas.


Foice













Bônus de Proficiência: +2
Dano: 1d6
Alcance: curta distância
Preço Médio: 2 PO
Peso: Leve
Grupo: Lâmina leve
Perícia: Uma Mão, Corte.
Características: Mão inábil.

A foice possui uma lâmina leve e peculiar, no formato curvilíneo. É uma excelente arma de corte, muito usada pela população para fins agrícolas. Pode ser manuseada facilmente pela mão inábil, podendo agir como arma de suporte em um duelo ou combate corpo-a-corpo.

O instrumento consiste de uma lâmina encurvada presa a um cabo de madeira. Geralmente a lâmina é feita de metal, mas existem ferramentas mais rústicas trabalhadas em um tipo de pedra bem afiada. Devido ao seu formato, não é considerada uma boa arma para arremesso.


Lança Curta













Bônus de Proficiência: +2
Dano: 1d8
Alcance: 1/3 (corpo-a-corpo) ou 5/10 (arremesso)
Preço Médio: 3 PO
Peso: Médio
Grupo: Haste
Perícia: Uma Mão, Perfurante.
Características: Versátil, comum de arremesso.

A lança curta é uma excelente arma branca composta de uma haste média de madeira com uma ponta afiada, geralmente talhada na própria haste ou feita de metal. Este tipo de lança pode ser utilizada tanto em combate corpo-a-corpo como para arremesso, mas é bem mais eficiente em combates de média distância, mantendo o adversário afastado.

A arma é bem versátil, podendo ser utilizada igualmente com uma ou duas mãos. Não é necessária grande perícia para empunhá-la, sendo bastante usada por soldados em treinamento, que ainda não se acostumaram a manusear o pique.


Maça















Bônus de Proficiência:
 +2
Dano: 1d8
Alcance: curta distância
Preço Médio: 10 PO
Peso: Pesada
Grupo: Maças
Perícia: Uma Mão, Impacto.
Características: Versátil.

É uma forma mais aprimorada do porrete ou clava, sendo uma arma de mão forte e pesada. Consiste em um cabo de madeira, às vezes reforçado com metal ou placas de metal, com uma cabeça de pedra, cobre, bronze, ferro ou aço. Esta cabeça é geralmente bem saliente e às vezes contém tachões e pontas para ajudar a penetração da armadura e infligir maior dano. Caso a cabeça seja presa por tiras de couro ou uma corrente, a arma é denominada mangual e não maça. O tamanho das maças é bem variado.


Bordão











Bônus de Proficiência: +2
Dano: 1d6
Alcance: 1/2 
Preço Médio: 5 PO
Peso: Médio
Grupo: Bastões
Perícia: Duas Mãos, Impacto.
Características: -

Em sua forma mais básica, um bordão é uma longa haste de madeira ou outro material, com aproximadamente o mesmo diâmetro ao longo de todo o seu comprimento. Geralmente, é um tipo de bastão utilizado por praticantes de artes marciais.


Porrete









Bônus de Proficiência: +2
Dano: 2d4
Alcance: curta distância
Preço Médio: 5 PO
Peso: Muito Pesada
Grupo: Maças
Perícia: Duas Mãos, Impacto.
Características: Fulminante, Desajeitada.


É uma versão maior da clava, bem mais pesada. Por consequência, seu poder de esmagamento é muito maior, mas é difícil de ser manuseada, mesmo por mãos treinadas. Pode ser melhor aproveitada por guerreiros com grande força física.


Maça-estrela












Bônus de Proficiência:
 +2
Dano: 1d10
Alcance: curta distância
Preço Médio: 10 PO
Peso: Pesada
Grupo: Maças
Perícia: Duas Mãos, Impacto.
Características: -

Uma versão mais letal da maça convencional, a maça-estrela consiste em uma haste de madeira ou outro material sólido, e uma cabeça esférica de metal, coberta com grampos afiados. Os grampos também podem provocar dano perfurante ao entrarem em contato com a área de impacto. As maças-estrela possuem uma haste maior e algumas podem ser bem mais pesadas que o normal.


Segadeira













Bônus de Proficiência:
 +2
Dano: 2d4
Alcance: curta distância
Preço Médio: 5 PO
Peso: Médio
Grupo: Lâmina pesada.
Perícia: Duas Mãos, Corte.
Características: Vorpal, Desajeitada.

A segadeira, também conhecida por gadanha, consiste de uma lâmina na extremidade de um cabo de madeira ou metálico de aproximadamente 170 cm, com um apoio perpendicular no extremo oposto e outro no centro para fornecer maior controle sobre a posição da lâmina. A lâmina tem aproximadamente 70 cm, com formato curvilíneo e fica perpendicular ao cabo principal, no outro extremo deste.


No próximo post, falaremos sobre as armas corpo-a-corpo militares! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário