Cada sessão de RPG pode ser
chamada de uma aventura. Uma sucessão de aventuras onde se usam os mesmos
personagens mantendo a continuidade dos eventos torna-se uma
"campanha".
Cada jogador cria o seu personagem baseado no mundo e em suas regras pré-estabelecidas, que o narrador/mestre determinou, e viverá nele as suas aventuras. Ao término de cada aventura, o personagem recebe pontos de "experiência" (XPs), que representam o seu aprendizado.
Estes pontos podem tornar o personagem mais forte, dando-lhe mais vantagens e habilidades. É por esse motivo que os mesmos personagens costumam ser usados em campanhas - uma vez que a progressão do personagem é evidente, diferente de várias aventuras isoladas em que cada personagem precisa ser feito do zero.
Existem muitos tipos diferentes
de RPGs, e cada um possui as suas próprias regras. De forma geral, quando um
jogador decide fazer alguma coisa, o narrador decide e narra para ele o
resultado.
Quando é uma ação complicada e/ou com grande chance de erro (como pular grande distância ou fazer uma acrobacia), o narrador pode exigir um teste, que é feito com uma jogada de dados. Estes representam o fator aleatório existente, a chance do personagem conseguir ou não realizar a ação pretendida.
Quando é uma ação complicada e/ou com grande chance de erro (como pular grande distância ou fazer uma acrobacia), o narrador pode exigir um teste, que é feito com uma jogada de dados. Estes representam o fator aleatório existente, a chance do personagem conseguir ou não realizar a ação pretendida.
Cada sistema possui suas próprias
regras para definir o sucesso ou falha de cada ação, calculando a probabilidade
do resultado ser ou não favorável.
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