Entre os plebeus, o hábito mais comum é utilizar o sistema de permuta, ou seja, realizar trocas e barganhas ao invés de utilizar moedas no comércio. Porém, não é difícil encontrar moedas de baixo valor circulando entre esta classe.
As moedas cunhadas são fabricadas pelos duendes, e são feitas de ouro, prata e bronze. A maioria dos bancos do Velho Continente é dirigida pelos duendes, mas há exceções. O banco mais seguro do mundo é o Banco Braavosi, que fica muito além da fronteira oriental do reino, na cidade-livre de Bravos, e é administrado por uma alta cúpula de duendes monarcas. Aqueles que tentaram roubá-lo jamais escaparam com vida.
As moedas de bronze são chamadas de nuques, peças de bronze ou cobres. Elas são cunhadas com o símbolo de um cervo de um lado (cara) e uma coroa no verso (coroa). Elas existem em maior número e tem a maior circulação entre as pessoas e comerciantes do reino. Dez peças de bronze fazem uma peça de prata e cem peças de bronze fazem uma peça de ouro.
As moedas de prata são chamadas de sicles, peças de prata, gamos ou simplesmente prata. Elas são cunhadas com o símbolo de um cervo coroado - ou de um wyvern, dependendo da região - de um lado (cara) e um cetro e um trono do outro (coroa). Esse tipo de moeda é mais raro de ser encontrado em classes menos abastadas. O salário da guarda é pago em peças de prata. Dez peças de prata fazem uma peça de ouro.
As moedas de ouro, chamadas de galeões, peças de ouro ou dragões, são cunhadas com o símbolo do dragão de um lado (cara) e a efígie do Rei Tiberius I do outro (coroa). Elas são mais incomuns e circulam principalmente entre a classe mais abastada do reino.
Além das moedas, alguns mercadores também costumam utilizar gemas preciosas de
diferentes valores para transações comerciais. Em alguns casos, é comum
carregar gemas de altos valores ao invés de sacas de peças de ouro, para
facilitar as negociações. Pedras da alma também podem ser utilizadas para esse
fim. As gemas de mais alto valor são chamadas de mox e são muito raras, mesmo entre os duendes.
Além das moedas comuns, existe também um tipo incomum de moeda que circula entre um nicho de pessoas e não tem nenhum valor comercial, mas acredita-se trazer boa sorte para quem a carrega. São as chamadas "peças de ferro", moedas sem valor que carregam o símbolo de um homem sem rosto (cara) e as palavras "Valar Morghulis. Valar Dohaeris." entalhadas no verso (coroa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário