O senso comum nos diz que todo
jogo é uma disputa, e precisa existir um vencedor. Porém, essa noção não se
aplica em um jogo de RPG, uma vez que ele não é focado em uma disputa entre os
jogadores - justamente o contrário, RPG é um jogo com ênfase na cooperação.
Em um jogo de RPG os personagens
fazem parte de um grupo, e esse grupo precisa ser unido e trabalhar em conjunto
para ter sucesso em suas aventuras. No entanto, essa explicação só é válida
para os personagens dos jogadores. Pelas características do jogador
"narrador", pode se pensar que ele estaria jogando contra os demais
jogadores, mas essa idéia também está errada.
ATENÇÃO: O NARRADOR NÃO JOGA CONTRA VOCÊ!
ATENÇÃO: O NARRADOR NÃO JOGA CONTRA VOCÊ!
Como o narrador é um contador de
histórias, tudo dentro do jogo acontece de acordo com sua narração. Se ele
quiser, ele pode fazer com que todos os personagens sejam presos, fiquem
doentes ou mesmo fiquem ricos em apenas um instante, basta apenas ele narrar
isso acontecendo.
O que de fato ocorre, é que o narrador cumpre um papel de árbitro e não de adversário. Ele não joga "contra" os jogadores, ele cria uma história na qual os personagens desses jogadores possam se desenvolver.
O que de fato ocorre, é que o narrador cumpre um papel de árbitro e não de adversário. Ele não joga "contra" os jogadores, ele cria uma história na qual os personagens desses jogadores possam se desenvolver.
Ele também não joga "a favor",
um narrador precisa sempre ser imparcial para manter um bom andamento da
aventura. Apesar de propor os desafios e representar todos os inimigos do jogo,
ele não faz isso com o objetivo de derrotar os jogadores, mas de oferecer um
bom ambiente para a partida.
Como o objetivo do jogo é a
diversão, ele pode, em determinadas vezes, favorecer um ou mais jogadores, ou
mesmo penalizar outros, para que o jogo fique equilibrado e divertido para
todos.
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